REABILITAÇÃO AUDITIVA
A (re)habilitação auditiva tem como objetivo mais amplo propiciar o acesso, a construção e o desenvolvimento hierárquico da função auditiva e sub-habilidades, da fala e competência linguística, da comunicação e cognição da população usuária de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), Implante Coclear (IC) e/ou Prótese Osteo-ancorada.
No CEMEAR, a metodologia clínico-terapêutica inicialmente aplicada é a Terapia Auditivo-Verbal (TAV), uma filosofia de vida naturalista centrada na família, núcleo linguístico e social primário da criança. Dentre os princípios terapêuticos fundamentais desta abordagem preconiza-se promover o diagnóstico oportuno e precoce das alterações auditivas, seguido da intervenção audiológica e o acesso imediato da mais adequada e avançada tecnologia para obter o máximo benefício da estimulação auditiva por meio do uso regular dos dispositivos indicados.
A participação e o envolvimento consistente dos pais, família e/ou cuidadores, com motivação e expectativas adequadas, em todas as etapas, são fatores cruciais nesse processo. É importante criar um ambiente sonoro favorável, com modelo e padrão linguístico adequados e oportunidades de utilizar e integrar a linguagem falada em situações reais de interação diária, de alta qualidade e possibilidade de generalização.
Em alguns casos, em que existem necessidades adicionais no processo de desenvolvimento auditivo e linguístico, os pacientes são submetidos à avaliação interdisciplinar e encaminhados para abordagem do bilinguismo. Essa metodologia consiste na aquisição simultânea de duas línguas no contexto terapêutico, com o mesmo objetivo. Nesse caso, a Língua Brasileira de Sinais LIBRAS é inserida como primeira língua de instrução e constituição linguística (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2) na modalidade escrita.
REABILITAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Após detectar o TPAC (Transtorno do Processamento Auditivo Central), é indicada a Reabilitação do Processamento Auditivo, que consiste no treinamento das habilidades auditivas alteradas. Nesse treinamento, são realizados exercícios específicos que estimulam a memória, atenção, concentração, localização sonora, discriminação de sons, reconhecimento de padrões auditivos, aspectos temporais da audição, fechamento auditivo, figura-fundo, aspectos binaurais da audição, entre outros.
No CEMEAR, o treinamento é realizado individualmente, conforme as necessidades particulares de cada paciente. As atividades podem ser feitas em sala convencional, no modelo de treinamento auditivo informal, utilizando fones de ouvido, com materiais específicos, recursos gráficos e áudios visuais. Também há a possibilidade de treinamento auditivo em ambiente acusticamente tratado (modelo formal).
REABILITAÇÃO VESTIBULAR
A Reabilitação Vestibular é o conjunto de exercícios que promovem a recuperação funcional do equilíbrio corporal. Esses exercícios aceleram os mecanismos naturais da compensação, proporcionando a restauração do equilíbrio sem provocar efeitos colaterais. Isso acontece por meio da estimulação das vias vestibulares, oculomotoras e proprioceptivas.
Indivíduos com quadros de tontura, tendem a restringir suas atividades de vida diária por insegurança, desequilíbrio e medo de sofrer quedas, impactando negativamente sobre a qualidade de vida destas pessoas. A reabilitação vestibular, visa minimizar ou reverter este quadro por meio de um programa de exercícios orientados individualmente ao paciente e aos familiares.
O CEMEAR oferece atendimento de reabilitação vestibular, em parceira com o Sistema Único de Saúde – SUS, o qual encaminha pacientes pela Rede de Saúde quando apresentam diagnóstico de alterações labirínticas.
A terapia funcional é desenvolvida por uma equipe qualificada de fonoaudiólogos que realizam exercícios que auxiliam na reabilitação do paciente. Considera-se que a participação de cada paciente é de suma importância para a reabilitação labiríntica.
Em média, no CEMEAR, a duração de cada terapia é de 40 minutos, semanalmente.
REABILITAÇÃO DO ZUMBIDO
O zumbido, também conhecido por tinnitus é um som percebido nos ouvidos ou na cabeça na ausência de um estímulo sonoro do ambiente. Ou seja, ele se trata de uma percepção sonora sem uma fonte de som externa.
Pessoas que sofrem de zumbido, frequentemente, tem problemas para dormir, dificuldade de concentração em seu trabalho e perda de interesse em participar de atividades sociais.
O zumbido não é uma doença, é um sintoma de uma condição de saúde que afeta algum ponto da via auditiva. São muitas as condições que podem ter o zumbido como sintoma ou piorá-lo se ele já estiver presente. Exposição ao ruído, excesso de cera nos ouvidos, alguns medicamentos, infecções nos ouvidos, alergias, problemas odontológicos, problemas neurológicos e/ou psiquiátricos, alterações hormonais, diabetes, hipertensão, entre outros.
Pessoas que sofrem de zumbido podem desenvolver ansiedade, irritação e estresse no organismo, gerando uma forte ligação com o sistema emocional. Esse sistema faz parte do nosso cérebro e associa sensações negativas ao zumbido e consequentemente reações como tensão muscular, falta de concentração, dificuldade de relaxamento, etc.
Quando as causas relacionadas ao aparecimento do zumbido são identificadas, é possível obter sucesso no tratamento bem direcionado. Alguns tratamentos indicados são: uso de aparelhos auditivos, se houver indicação; tratamento medicamentoso; psicoterapia, entre outros.
psicologia
O setor de psicologia atua com o processo de terapia individual para os pacientes e seus familiares como apoio social, comportamental e emocional na equipe multidisciplinar do CEMEAR, proporcionando um lugar de escuta, acolhimento e inclusão a esse paciente e a sua família. Com isso, ocorrem a inclusão de diversas abordagens como a ciência do comportamento, a terapia cognitiva comportamental, a terapia sistêmica e a terapia da gestalt proporcionando um trabalho para melhorar a qualidade de vida desses sujeitos. A psicologia inclusiva é de suma importância para o acompanhamento de pessoas com deficiência auditiva, buscando alcançar melhores resultados em sua (re) habilitação, o psicólogo entra como mediador que proporciona o encontro do sujeito consigo mesmo, enfrentando suas dificuldades, trabalhando em prol dos sentidos além da audição que são explorados no CEMEAR. Visando a prevenção e a promoção da saúde mental, auxiliando o paciente a ampliar o seu olhar para um sujeito que vai além de um diagnóstico, auxiliando-os a se reencontrarem e se redescobrirem, para se reafirmarem como sujeitos ativos na sociedade, e assim o processo psicoterápico influencia na inclusão social deles. A psicologia intervém como mediador que proporciona a busca do equilíbrio emocional e a melhoria da qualidade de vida do paciente, sendo acolhidos e amparados, compreendendo assim suas relações interpessoais e encontrar as causas e soluções para seus desconfortos.
psicopedagogia
Segundo o Código de Ética do Psicopedagogo, “a Psicopedagogia é um campo de conhecimento e ação interdisciplinar em Educação e Saúde com diferentes sujeitos e sistemas, quer sejam pessoas, grupos, instituições e comunidades. Ocupa-se do processo de aprendizagem considerando os sujeitos e sistemas, a família, a escola, a sociedade e o contexto social, histórico e cultural. Utiliza instrumentos e procedimentos próprios, fundamentados em referenciais teóricos distintos, que convergem para o entendimento dos sujeitos e sistemas que aprendem e sua forma de aprender”.
No Cemear, o setor de Psicopedagogia tem por objetivo avaliar como acontece o processo de aprendizagem do paciente, tendo em vista suas necessidades e potencialidades e investigando os problemas emergentes, a fim de proporcionar possibilidades de mudanças sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos, com o intuito de sanar e/ou amenizar as dificuldades apresentadas em seu processo de ensino-aprendizagem.
Em caráter preventivo, juntamente à equipe multidisciplinar da instituição, o contato contínuo com a família, escola, comunidade e demais profissionais (saúde e educação) envolvidos, orientando-os acerca do desenvolvimento da aprendizagem, como propiciando ferramentas e estratégias que venham favorecer o processo de aprendizagem do indivíduo.
serviço social
O Assistente Social é um profissional com formação superior de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que utiliza de instrumentais científicos multidisciplinar das áreas das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas expressões da “questão social”.
Tendo em vista a relevância da inclusão social e o desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência para a vida em sociedade. O assistente social atua para garantir a continuidade do tratamento de reabilitação auditiva, baseando suas ações na garantia de direitos, conforme preconiza a Constituição Federal e as legislações complementares.
No CEMEAR, o serviço social atua de maneira proativa, buscando compreender as singularidades dos indivíduos e suas famílias. Nessa perspectiva, realiza intervenções individuais e coletivas, de forma a potencializar os aspectos positivos e superação das fragilidades.
UM TRABALHO INTEGRADO
As diversidades encontradas no indivíduo com perda de audição estão, de certo modo, relacionadas aos efeitos da deficiência auditiva sobre ele, e, também, à maneira como vão estabelecendo seus relacionamentos e organizando o mundo ao seu redor (BALIEIRO e BARZAGHI-FICKER, 2013).
As necessidades atuais da população desafiam os profissionais da saúde a exercerem uma atuação integrada no cuidado e assistência à saúde das pessoas. O conceito de interdisciplinaridade em si, compreende uma relação de conhecimento entre uma ou mais disciplinas em benefício de um propósito comum. A atuação interdisciplinar faz parte da essência do CEMEAR desde a sua fundação e está presente no cotidiano da equipe.
Os profissionais participam constantemente de discussões de casos, reuniões de equipe, supervisões, atendimentos conjuntos e oficinas terapêuticas que buscam contribuir para o acolhimento integral das demandas dos pacientes e seus familiares. Muito mais do que ser atendido por diversas especialidades, esse envolvimento da equipe promove a troca de saberes, experiências e a criação de estratégias para o desenvolvimento auditivo e linguístico dos pacientes e sua integração na sociedade.
FONOAUDIOLOGIA
O setor de fonoaudiologia do CEMEAR proporciona sessões de terapia fonoaudiológica para reabilitação auditiva aos usuários do SUS adaptados com AASI e/ou Implante Coclear. Além de ofertar sessões de terapia nas áreas de zumbido, reabilitação vestibular e do processamento auditivo central. Nosso setor também oferta ao SUS avaliação diagnóstico com os exames de Audiometria Tonal, Logoaudiometria, Audiometria de Reforço Visual, Imitânciometria, PEATE, Emissões Otoacústicas, Teste Vestibular e Avaliação do Processamento Auditivo.
PSICOLOGIA
O setor de psicologia atua como apoio psicológico aos pacientes e aos familiares. Por conta disso, ocorre a inclusão de diversas abordagens nessas áreas de estudo, proporcionando um trabalho de mais qualidade de vida aos indivíduos, visando alcançar melhores retornos em sua (re) habilitação. Na Instituição, o psicólogo é o profissional mediador que proporciona o encontro do sujeito consigo mesmo a partir da fala. Esse processo contribui para o desenvolvimento do indivíduo em sua singularidade, proporcionando um maior entendimento da realidade de cada um, gerando alívio emocional e busca de autoconhecimento.
Por meio do atendimento psicológico, os pacientes podem entender melhor suas relações interpessoais, encontrar as causas e soluções para seus desconfortos.
PSICOPEDAGOGIA
A atuação da Psicopedagogia no projeto pronas, consiste em entender como acontece o processo de aprendizado dos pacientes, investigando os problemas emergentes, a fim de promover possibilidades de mudança sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que, porventura, possam influenciar negativamente no processo de aprendizagem. Atuando de maneira preventiva, visa alcançar a família e a comunidade, além do âmbito escolar, orientando não somente sobre as etapas do desenvolvimento da aprendizagem, bem como propiciando estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar o aprendizado do indivíduo.
OTORRINOLARINGOLOGIA
A principal função do otorrinolaringologista é a de diagnosticar e tratar as inflamações, infecções e problemas obstrutivos das vias aéreas superiores, os distúrbios do sono, como ronco e apneia obstrutiva do sono, os distúrbios da voz, problemas de audição, do equilíbrio (labirinto) e do nervo facial. O campo de atuação do médico otorrinolaringologista
pode se estender ainda ao tratamento cirúrgico de tumores da região de cabeça e pescoço, além de cirurgias estéticas da face (nariz e ouvido).
No CEMEAR, o trabalho do médico otorrino consiste na avaliação e tratamento de pacientes encaminhados a clínica para avaliação audiológica, otoneurológica e reabilitação auditiva. O atendimento otorrinolaringológico visa dar suporte à equipe de fonoaudiologia no diagnóstico e tratamento desses indivíduos.
SERVIÇO SOCIAL
No CEMEAR, o setor social atua com objetivo de responder às demandas dos usuários e seus familiares, de modo a garantir o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal e nas legislações complementares.
O assistente social trabalha para garantir a continuidade do tratamento de reabilitação da pessoa com deficiência auditiva e promove um atendimento humanizado. Busca autonomia das famílias por meio da informação e orientação sobre os seus direitos, priorizando ações que garantam a inclusão social, contribuindo na redução das manifestações da questão social.
RESULTADOS
O trabalho intedisciplinar e multidiciplinar vem alcançando resultados positivos com as metas estabelecidas, considerando a individualidade de cada pessoa e sempre buscando incorporar às suas práticas o atendimento humanizado, pautado no diálogo e embasado nas melhores evidências científicas.
COMO FAÇO PARA AGENDAR
EXAMES?
100% dos atendimentos realizados pelo CEMEAR são dos pacientes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para realizar os exames de diagnóstico audiológico e a reabilitação é necessário que você seja encaminhado pelo SUS. A porta de entrada para o fluxo dos atendimentos é o posto de saúde do seu bairro.
Caso precise de orientações em respeito, entre em contato com o CEMEAR. Será um prazer ajudar.
Telefone: (31) 3372-6631
ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18
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