1. Faça o teste da orelhinha
É muito importante que os pais façam o teste da orelhinha logo após o nascimento do filho, para identificar se existe alguma alteração.
2. Cuidado com sons altos
Uma das principais causas da deficiência auditiva é a Perda Auditiva Induzida por Ruídos (PAIR), por isso é importante tomar muito cuidado. Por isso, é muito importante que, sempre que possível, controlar o volume do que você ouve. Não deixe que passe de 85 decibéis ou sua audição pode ser danificada.
3. Não use fones de ouvido por muito tempo
É muito comum usarmos fones de ouvido quando queremos nos concentrar em alguma atividade, mas é preciso ter muito cuidado com esses aparelhos. O uso excessivo de fones em volumes altos pode causar a perda irreversível da audição.
4. Limpe corretamente seus ouvidos
Diferente do que muitos acreditam, os especialistas não recomendam o uso de hastes flexíveis para limpar o interior do ouvido. Esse item deve ser usado apenas para limpar a parte exterior da orelha. A cera presente nos ouvidos tem um papel muito importante de proteção e não deve ser retirada dessa forma. O corpo normalmente cuida da remoção dessa cera e o uso das hastes pode prejudicar sua audição.
5. Proteja sua audição
Caso você trabalhe em um ambiente que está diretamente relacionado com barulhos altos constantes, como construções, os especialistas recomendam o uso de protetores de ouvido.
6. Visite regularmente o seu otorrino
Mesmo que você não tenha problemas na sua audição é muito importante visitar regularmente o seu médico otorrino para ele fazer todos os exames necessários. Como já comentamos, quanto antes você diagnosticar qualquer tipo de deficiência na audição, maiores são suas chances de corrigir o problema.